Projeto Informar para Transformar

PROJETO INFORMAR PARA TRANSFORMAR

 

Realização: Instituto Sul-Mato-Grossense Para Cegos “Florivaldo Vargas” ISMAC – Programa ÁGORA BRASIL, regional centro-oeste – empregabilidade, empreendedorismo e inclusão no Mundo do Trabalho.
Apoio: Ministério da Mulher, dos Direitos Humanos e da Família
– Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O Projeto Informar para transformar atua em três linhas que são fundamentais para promover a acessibilidade e a inclusão das Pessoas com Deficiência Visual: “Comunicação e expressão para inclusão e o acesso às informações por meio das tecnologias e das mídias sociais ; e a formação por meio das tecnologias e das mídias sociais ; a formação política para a conquista da cidadania.”.
Em tempo de pandemia, o Projeto INFORMAR PARA TRANSFORMAR ocorre totalmente on-line e trouxe uma nova realidade de ensino e aprendizagem. As metodologias e práticas utilizadas nas aulas que ocorrem duas vezes na semana, atualmente são referências nas metodologias e práticas de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência visual. juntamente com as tecnologias promovem uma nova realidade para as pessoas cegas e com baixa visão do estado de MS.
As pessoas com deficiência no decorrer do projeto demonstram compromisso, dedicação, excelente aprendizagem dos conteúdos propostos, assídua presença nas aulas e oficinas complementares. os resultados obtidos são comprovados por meio dos trabalhos realizados pelos participantes do projeto e demonstram que são atingidos os objetivos propostos.

OBJETIVO GERAL: Ampliar o conhecimento, melhorar as condições do uso das tecnologias assistivas, comunicação e aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho para as pessoas com deficiência visual do Mato Grosso do Sul.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A – Realizar capacitação para o bom uso das tecnologias assistivas e possibilitar que os participantes tenham contato direto com os recursos tecnológicos, as ferramentas e as técnicas mais atuais em comunicação, locução e produção sonora.
B – Realizar capacitação das pessoas com deficiência sobre as legislações vigentes no país e sobre o monitoramento das políticas públicas, para que sejam protagonistas e atuantes na sociedade.
C – Promover a capacitação profissional, para que as pessoas com deficiência sejam agentes de informações, conquistem a sua inclusão social e a inclusão no mundo do trabalho.

Projeto Informar Para Transformar

Informar: O primeiro passo é se comunicar bem e transformar o novo mundo digital. 

Quando nos comunicamos com o intuito de passar nossas ideias e ideais adiante, estamos dando o primeiro passo para um processo de mudança. Isto é, dar oportunidade para que as pessoas se identifiquem com o jeito de pensar, assim o conhecimento vai gerar um impacto social para as pessoas com deficiência visual, em larga escala.

Professor Marcus Aurélio de Carvalho
Professor Marcus Aurélio de Carvalho

Conectar: engajando a comunicação acessível a todas as pessoas com e sem deficiência visual.
Nos dias de hoje, devido a constante evolução da tecnologia, a internet vem cada vez mais proporcionando novas maneiras e possibilidades diferentes para criarmos e propagarmos algum conteúdo. A produção de mídias sociais acessíveis, amplia o conhecimento e a busca de garantir direitos na comunicação e conhecimentos para as pessoas. Sendo assim, com toda essa democratização, a facilidade de propagarmos alguma ideia, opinião ou qualquer outro discurso que quisermos está muito maior do que alguns anos atrás, com isso, a de impactar a opinião de que é possível chegar informação a todas as pessoas.
Informar para transformar.

INFORMAR PARA TRANSFORMAR.
Encontro virtual da Capacitação Informar para Transformar.
O ISMAC – Instituto Sul Matogrossense para cegos “Florivaldo Vargas” sedia o projeto de capacitação. Os encontros duas vezes por semana acontecem de forma remota, a distância.
Nas plataformas digitais que reúnem os cursistas em uma sala virtual. Participam professores, técnicos especialista, gestores, palestrantes e convidados que atuam na área da comunicação, comunicaçaão radiofônica, digital, mídias digitais, gestão de organizações não governamentais e públicas. Além das atividades complementares os exercícios e práticas desenvolvida, como leitura e produção de conteúdo, gravação de áudios e vídeos que são resultados das aprendizagens teóricas e práticas.
.
.
.
O Projeto INFORMAR para TRANSFORMAR.
Termo de fomento nº 905595/2020 firmado ente a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Instituto Sul Mato-grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” – ISMAC.
Programa ÁGORA Brasil,
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
ISMAC – Instituto Sul Mato-grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”.
Rua 25 de Dezembro, 262. B. Jardim dos Estados. CEP 79002 504.
Campo Grande MS.
Fone: (67)3325 0997
E-mail ismac.coordenacao@gmail.com
@ismac.ms

#ParaTodoMundoVer

 

participantes das aulas do Projeto Informar para Transformar que ocorrem de forma remota pelas plataformas de reuniões on-line nas terças e quintas feiras, das 19:30 min. as 21:30 min. Os professores demonstram os programas de aplicação de recursos acessíveis a informática, de gravação de voz, acessos as mídias. Utilizam recursos já bem difundidos e extremamente úteis nessa formação que são bem utilizados, como o Jaws e o NVDA. Eles emitem uma fala sintética diante de qualquer texto que apareça no computador. Cada usuário configura da maneira que preferir, visando sempre um desempenho otimizado.

Vanderlei Rodrigues da Silva participante do Projeto Informar para transformar.
Foto: Vanderlei Rodrigues da Silva participante do Projeto Informar para transformar.

 

Jefferson Messias da Silva (28), pessoa com baixa visão, participa da capacitação do Projeto Informar para transformar do ISMAC.

Jefferson Messias da Silva (28), pessoa com baixa visão, participa da capacitação do Projeto Informar para transformar do ISMAC.

Compartilhe esta página!