Categorias
Notícias

ISMAC sedia encontro sobre turismo acessível para pessoas com deficiência visual

O Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (ISMAC) foi palco, nesta semana, do encontro “Experiências no Turismo: Pessoas com Deficiência Visual e Baixa Visão”. A iniciativa proporcionou um momento de troca de vivências e reforçou a importância da inclusão e da acessibilidade no setor turístico.
O evento foi realizado pelos acadêmicos do primeiro ano do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com o ISMAC. Durante o encontro, participantes compartilharam experiências que evidenciam como o turismo acessível é não apenas possível, mas também profundamente transformador.
A proposta do evento foi destacar que viajar vai além do simples deslocamento físico: é também uma oportunidade de sentir, conhecer, compartilhar e construir memórias — independentemente de limitações visuais. A ação reforça a necessidade de políticas e práticas inclusivas para garantir que todos possam usufruir plenamente das experiências turísticas.

Uma mulher fala em um palco durante um evento, segurando um microfone, em um ambiente interno com decoração sóbria e uma bandeira brasileira. a mulher tem cabelos castanhos, usa uma blusa azul e calças de tecido solto da mesma cor. Ela segura um microfone, aparentemente falando ou cantando. Sua expressão facial parece neutra, concentrada na performance. A postura é elegante e relaxada, com os braços naturalmente posicionados. A vestimenta sugere um evento informal e a iluminação acentua seus traços e a roupa.
A composição da cena revela um auditório com fileiras de assentos azuis, preenchidas por diversas pessoas. A ação principal parece ser uma palestra ou apresentação, com as pessoas olhando para um ponto fora do enquadramento. A iluminação é artificial, com luzes no teto que iluminam o ambiente de forma uniforme. Os elementos estão posicionados de forma a dar uma ideia de profundidade, com as fileiras de cadeiras convergindo em direção ao fundo.

O público é diversificado, com pessoas de diferentes idades e gêneros. Alguns estão vestidos casualmente, enquanto outros parecem mais formais. As expressões faciais variam, com algumas pessoas parecendo atentas e outras mais relaxadas. Há algumas pessoas que estão usando óculos escuros, e outras que estão com seus olhos fechados.