Entre os meses de fevereiro e dezembro de 2024, o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (ISMAC) executou um importante projeto voltado à promoção da autonomia e do protagonismo de pessoas com deficiência visual acima dos 50 anos, através da inclusão digital. A iniciativa foi viabilizada por meio do Termo de Fomento nº 34075/2023, Processo nº 81.020.001-2023, firmado com a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul, no valor de R$ 60.800,00.
O principal objetivo da parceria foi promover ações que possibilitassem às pessoas com deficiência visual o acesso a Tecnologias Assistivas, favorecendo sua inclusão na sociedade da informação. Ao longo do projeto, diversos participantes foram capacitados com o uso de recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia e ampliam as possibilidades de comunicação, aprendizado e independência.
Todos os beneficiários da ação têm mais de 50 anos e, com entusiasmo e dedicação, participaram ativamente das atividades oferecidas. Através da iniciativa, muitos deram seus primeiros passos no mundo digital, enquanto outros aprofundaram conhecimentos, superando barreiras e redescobrindo habilidades.
“O projeto foi um divisor de águas. Proporcionou mais que aprendizado: trouxe autoestima, autonomia e a certeza de que nunca é tarde para aprender e se reinventar”, destaca a equipe do ISMAC.
Essa ação reforça o compromisso do ISMAC e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul com a promoção dos direitos humanos, da inclusão e da valorização da pessoa com deficiência em todas as fases da vida.